2 de 101 – LEGITIMIDADE – Isso te dá poder!

post

Uma das coisas mais importantes que aprendi ao longo desses meus 32 anos de vida, dos quais 19 dedico a encontrar o caminho do sucesso, é que o ensino mais poderoso vem SEMPRE de quem faz, e quase nunca de quem apenas ensina.

Sabe aquele professor que lê um livro e ensina o que aprendeu no livro? Pois é, ele é legal, mas nunca viveu a experiência do que ensina.

Talvez você saiba disso, talvez não, mas conhecimento é a soma de informação e experiência.

INFORMAÇÃO + EXPERIÊNCIA = CONHECIMENTO

Se quem deseja ensinar não tem experiência com o assunto que ensina, ou seja, se não aplica em sua própria vida e experimenta na prática o que se propõe a ensinar, não tem LEGITIMIDADE para falar sobre o assunto.

É um repetidor, um conduíte, um canal de informação, mas suas palavras raramente tem PODER.

As palavras de alguém que vive o que diz são poderosas a ponto de transformar a vida de outras pessoas, porque são palavras de conhecimento e não apenas informação.

Desde que eu entendi isso, tomei duas decisões que foram responsáveis por muitas das coisas boas que tenho conquistado.

A primeira decisão que tomei sobre isso foi a de só aprender com quem faz, e sempre que possível, com os melhores naquilo que fazem.

Infelizmente, a maioria dos melhores naquilo que fazem não tem tempo e nem interesse em ensinar o que fazem. Aliás, muitas vezes os melhores no que fazem não sabem nem mesmo ensinar o que fazem. Daí minha segunda decisão…

A segunda decisão que tomei foi a de observar o que “eles” FAZEM mais do que o que “eles” DIZEM. Especialmente os que estão dispostos a ensinar.

Se alguém está ensinando algo que eu quero aprender, eu procuro me aproximar de alguma forma e ter acesso ao seu conteúdo. Mas nem sempre o meu interesse completo está no conteúdo e sim na forma de ser, pensar e agir de quem está ensinando.

Confesso que tenho aprendido muito mais com o que vejo as minhas referências fazerem do que com o que eles fazem.

Inclusive participo de um grupo com vários grandes homens e mulheres de negócios que faturam milhões por ano, e quando nos reunimos, sempre aprendo muito com o que eles falam. Porém, observar como se comportam tem sido um verdadeiro MBA pra mim.

Conhecimento não existe sem experiência. 

Então, aprenda sempre com quem faz. Sempre que possível, procure aprender com os melhores naquilo que fazem e, especialmente, observe mais o que “eles” fazem do que o que “eles” dizem.

E por último, busque você também a LEGITIMIDADE em tudo o que fizer ou falar, para que você tenha PODER nas palavras.

Para ilustrar o que digo, leia essa história sobre Gandhi:

Certa vez, uma mãe muito preocupada com seu filho, veio de uma aldeia muito distante para pedir a Gandhi que falasse para o filho dela parar de comer tanto doce, pois ele comia demais. 

Gandhi então olhou para ela e respondeu: “Volte daqui a duas semanas”. 

Passado este tempo, a mãe trouxe seu filho novamente e então, dessa vez, Gandhi olhou para ele e disse: “Você deve parar de comer doces, isso fará muito mal à sua saúde”. 

Então a mãe do menino perguntou: “Porque o senhor nos pediu para esperar este tempo todo para aconselhar meu filho? Nós moramos em uma aldeia muito longe daqui e a viagem é muito cansativa, porque o senhor não disse isso ao meu filho há duas semanas atrás, quando estivemos aqui pela primeira vez?” 

Mahatma Gandhi então respondeu: “Porque há duas semanas atrás eu mesmo ainda comia muito doce também”.

Faz sentido?

A palavra de Gandhi não teria o mesmo PODER uma semana antes, porque ele não tinha LEGITIMIDADE para dizer ao menino que não comesse doces.

Quando eu falo em poder, eu não quero dizer que, magicamente, Gandhi ganhou poderes sobrenaturais. O poder aqui se refere a VALOR e AUTORIDADE. Ele não teria autoridade para dizer ao menino que mudasse um mau hábito que ele mesmo tinha, logo, suas palavras não valeriam nada, elas não teriam poder algum.

Eu não sei se isso aconteceu mesmo com Gandhi, mas ilustra muito bem o que quero dizer aqui.

Busque LEGITIMIDADE para aprender.
Busque LEGITIMIDADE para ensinar.

>> INFORMAÇÃO + EXPERIÊNCIA = CONHECIMENTO
>> CONHECIMENTO + RESULTADO = LEGITIMIDADE
>> LEGITIMIDADE = PODER NA PALAVRA

Grande abraço e VAMO PRA CIMA!

Giordano Narada
maisdoqueideias

 

Giordano Narada

Giordano Narada é empresário, criador da maisdoqueideias, acredita que ideias são sementes de realidade. Idealizador de diversos treinamentos onlines, tem ajudado centenas de pessoas a construir renda a partir da Internet começando do zero, defendendo a ideia de que qualquer pessoa pode empreender se tiver apenas dois elementos simples: Vontade e Informação.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *