20 de 101 – Se você faz isso, está fazendo papel de trouxa

Se você faz isso, está fazendo papel de trouxa.

post20

Todas as vezes que você discute seus problemas com alguém que não pode resolvê-los, você está fazendo papel de trouxa.

Ainda que seja “só para desabafar” como alguns gostam de fazer, reclamar para quem não pode ajudar você é, além de uma grande perda de tempo, um veneno para a alma.

Se você precisa desabafar, procure um psicanalista, um pastor, um coach, um padre ou qualquer outra pessoa que você sabe que vai te ouvir e ajudar a resolver. Isso é saudável.

Mas não perca seu tempo discutindo seus problemas com alguém que não tem as credenciais necessárias para ajudar você a resolver.

Por exemplo:

Se você está desempregado, deve pedir ajuda sobre isso para alguém que também está desempregado ou procurar conversar com quem tem um emprego?

Se você está com problemas no casamento, deve procurar conversar com alguém que está divorciado ou alguém que está casado e feliz há 20 anos?

A resposta é óbvia e você deve fazer dela uma regra para a vida: Sempre procure a ajuda de quem já tem o resultado que você gostaria de ter.

Não aceite como guia alguém que nunca foi onde você deseja ir, nem mesmo que seja só para desabafar.

O tal do desabafo feito com quem não pode ajudar você produz, na hora, um efeito emocional que dá a impressão de que as coisas melhoraram, mas não melhoraram.

Pelo contrário, quanto mais você reclama apenas por reclamar, e não para resolver, mais isso cresce dentro de você e o efeito disso você não quer ter na sua vida.

Acredite em mim, você não quer.

Eu gosto muito de uma frase que diz: “Nunca reclame daquilo que você permite”.

É uma frase difícil de levar para a prática, ainda mais na nossa época em que todo mundo reclama de tudo o tempo todo e publicamente.

Porém, essa é a frase dos mais fortes.

Ou muda as coisas, ou cala a boca.

Ou procura ajuda para resolver os seus problemas, ou engole o choro.

Agora, sair por aí contando os meus problemas para qualquer pessoa… ah… isso não.

Chore para quem pode te consolar, peça conselhos para quem tem resultado naquilo em que você precisa de conselhos, busque mentoria de quem já chegou lá onde você quer chegar.

Se não for assim, se não for para resolver as coisas, não vale a pena discutir seus problemas com ninguém.

Chega de fazer papel de trouxa.

Giordano Narada
maisdoqueideias

Artigos Relacionados


Giordano Narada

Giordano Narada é empresário, criador da maisdoqueideias, acredita que ideias são sementes de realidade. Idealizador de diversos treinamentos onlines, tem ajudado centenas de pessoas a construir renda a partir da Internet começando do zero, defendendo a ideia de que qualquer pessoa pode empreender se tiver apenas dois elementos simples: Vontade e Informação.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *