52 de 101 – 10 CHAVES PARA O SUCESSO de Arnold Schwarzenegger

10 CHAVES PARA O SUCESSO de Arnold Schwarzenegger. 

Arnold

Eu tenho mania de sublinhar tudo o que me marca na leitura de um livro para, depois de um tempo, poder rever essas marcações e me fortalecer, inspirar e trazer de volta à memória coisas que são importantes pra mim.

Livros são importantes pra mim, e devo a eles muito do que tenho e vivo hoje. Mas alguns livros são mais especiais que outros.

A biografia do Arnold Schwarzenegger é um desses livros especiais. E nele eu fiz dezenas, talvez centenas de marcações sobre coisas que me marcaram na história do Arnold.

Uma das coisas que mais me marcaram ao ler sua biografia foi perceber a forma do seu mindset. A maneira como o Arnold pensa é incrivelmente forte e muito do que li ali acabei modelando pra minha própria vida.

Hoje, revendo essas marcações, percebi isso e tive vontade de compartilhar um pouco disso com você. Por isso separei 10 das marcações que fiz, nesse livro poderoso com mais de 500 páginas de mindset de sucesso e a história de como ele se construiu em um país estranho e, mesmo com aquele sotaque engraçado, acabou conquistando Hollywood e depois o mundo.

Aqui estão 10 destaques da biografia do Arnold, de minhas marcações:

1 – “…Nas semanas seguintes, fui refinando essa visão até torná-la bem específica. Eu iria tentar conquistar o título de Mister Universo, quebrar recordes em levantamento de peso, me mudar para Hollywood e ser igual a Reg Park. A visão se tornou tão nítida em minha mente que fui tomado pela sensação de que isso tinha que acontecer. Não havia opção: era isso ou nada.”

2 – “Nos primeiros meses em Munique, eu me deixei levar pela vida noturna e pela diversão. Porém, logo percebi que eu estava perdendo o foco e comecei a ter mais disciplina. O objetivo não era me divertir, e sim me tornar campeão do mundo de fisiculturismo.“

3 – “Eu sempre me vi em cima daquele pódio. Era uma visão muito clara: eu sabia que sensação aquilo me daria e que imagem teria. “

4 – “…Eu me inscrevia para ganhar. Mesmo que nem sempre vencesse, era esse o meu estado de espírito. Eu me tornei um verdadeiro animal. Se você conseguisse ler meus pensamentos antes de um concurso, ouviria mais ou menos o seguinte: Eu mereço esse pódio, esse pódio é meu, e o mar vai ter que se abrir para mim. Saia da minha frente, porra, estou decidido. Pode ir descendo daí e me dar meu troféu.

   Eu me imaginava no alto do pódio, com o troféu na mão. Todos os outros estariam lá embaixo. Eu teria que olhar para baixo para vê-los.”

5 – “…Eu estava ansioso não apenas para bater os recordes de todos eles, mas também para ser muito superior a eles: se alguém podia ganhar o Mister Universo três vezes, eu queria vencer seis.”

6 – “…Pode até parecer que eu estava me prendendo ao estabelecer objetivos tão específicos, mas na realidade era o contrário: essa lista me liberava. Saber exatamente onde eu queria chegar me deixava livre para improvisar o caminho que iria percorrer para chegar lá. “

7 – “Werder queria que eu me aprimorasse a ponto de conseguir fechar sozinho o acordo com o gerente do shopping, ter reuniões com os editores para conseguir mais edições estrangeiras das suas revistas e, eventualmente, assumir os negócios. Só que esse não era o meu objetivo. Foi como a oferta que recebi, no início dos anos 1970, para gerenciar uma importante rede de academias por 16 mil dólares por mês. Era muito dinheiro, mas recusei, pois isso não me levaria onde eu queria ir. Gerenciar uma rede é um trabalho de 12 horas por dia, e essa longa jornada me impediria de me tornar campeão de fisiculturismo e não me deixaria entrar para o cinema. Nada iria me desviar do meu objetivo. Nenhuma proposta, nenhum relacionamento, nada.”

8 – “…Tive que explicar que eu não ficava especialmente empolgado quando ganhava, pois vencer, para mim, era natural. Fazia parte da profissão. Eu tinha obrigação de ganhar. Então não sentia nada do tipo “Caramba! Ganhei!. Em vez disso, pensava: “Muito bem, essa etapa está concluída. Vamos à competição seguinte.”

9 – “Em geral nos dávamos muito bem, e fazia mais de três anos que morávamos juntos. Mas Barbara era uma pessoa normal, que queria coisas normais, ao passo que eu não tinha nada de normal. Minha determinação não era normal. A simples ideia de uma existência convencional era como criptonita para mim.”

10 – “As pessoas viviam falando sobre como havia lugar apenas para poucos atores no topo da pirâmide do sucesso, mas eu sempre tive certeza de que cabia mais um. Sentia que, como havia muito pouco espaço, as pessoas ficavam intimidadas e se sentiam mais à vontade permanecendo na parte de baixo. Na verdade, porém, quanto mais gente pensa assim, mais cheia fica a parte inferior. Não vá para onde estiver lotado. Vá para onde estiver vazio. Embora seja mais difícil de chegar, é lá que é o seu lugar, e é lá que haverá menos competição.

…fui tomado por uma grande sensação de calma, pois estava vendo claramente aonde queria chegar…

…e sempre sinto que, se consigo visualizar e acreditar em alguma coisa, conseguirei alcançá-la.”

Em apenas 10 pequenos trechos, você viu como a clareza de propósito e a determinação são importantes para o seu sucesso.

Algumas vezes, ler o que eu escrevo pode não surtir tanto efeito em você, porque afinal, sou apenas um (por enquanto) pequeno empresário brasileiro. Porém, quando você lê as mesmas coisas nas palavras de um empresário que ficou milionário como empresário muito antes de se tornar um ator, depois fez sucesso mundial como ator e é claro, faturou mais vários milhões, e como se isso tudo fosse pouco, se tornou governador da Califórnia que é a quinta economia do mundo e nem é um país…

Quando você lê alguém desse nível falando as mesmas coisas, pode ser um sinal de que saber exatamente o que você quer, como eu sempre digo aqui, pode mesmo ser uma chave para o sucesso.

Além dessa chave, existem algumas outras chaves de sucesso contidas nesses 10 trechos. Deixe um comentário mencionando algo que você encontrou nessas marcações que impactaram você.

Se você gostar desse formato, farei mais.

Tenho muitos livros marcados aqui.

Um grande abraço e VAMO PRA CIMA!

Giordano Narada
maisdoqueideias

 

Artigos Relacionados


Giordano Narada

Giordano Narada é empresário, criador da maisdoqueideias, acredita que ideias são sementes de realidade. Idealizador de diversos treinamentos onlines, tem ajudado centenas de pessoas a construir renda a partir da Internet começando do zero, defendendo a ideia de que qualquer pessoa pode empreender se tiver apenas dois elementos simples: Vontade e Informação.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *